Como Remover Carrapichos do Pelo do seu Cão

Se você mora onde as plantas produzem sementes espinhosas que se agarram ao pelo de um cachorro, provavelmente já encontrou carrapichos. Essas vagens de sementes ou frutas com pequenas farpas, ganchos ou espinhos afiados podem ser difíceis de remover, mas o equipamento certo simplificará a tarefa.

O que são Carrapichos? e como remover carrapichos

Carrapichos são sementes que se prendem a roupas, pelos ou penas e ajudam a dispersar as sementes por uma vasta área. O carrapicho-de-carneiro (Xanthium species) e a bardana (Arctium species) são exemplos comuns. Irritantes para animais de estimação e caminhantes, os carrapichos são difíceis de remover sem rasgar o pelo ou o tecido e, na pior das hipóteses, podem ferir a pele e danificar a pelagem canina.

Os carrapichos são diferentes das aristas, que são extensões semelhantes a cerdas presas às sementes ou flores de grãos e gramíneas. Aristas afiadas ou farpadas, como as gramíneas rabo-de-raposa (Setaria ou Hordeum species), podem perfurar dolorosamente o pelo, as patas ou a pele de um animal. As aristas são perigosas porque podem se enterrar em orelhas, olhos e narizes, exigindo atenção médica. Os mesmos tratamentos que removem carrapichos podem ajudar a evitar que seu cão atraia aristas.

Antes de tentar remover os carrapichos, observe atentamente a pelagem do seu cão. Os carrapichos podem se acumular em qualquer lugar, especialmente em cães de pelo longo ou grosso, mas costumam ser encontrados nas orelhas e ao redor delas, patas, axilas, cauda e abdômen. Os carrapichos nem sempre são visíveis, então apalpe suavemente toda a pelagem do seu cão.

Alguns cães raramente pegam carrapichos, enquanto outros são ímãs de carrapichos. Os carrapichos não costumam se acumular em cães de pelo curto, enquanto raças com pelagens longas, densas ou encaracoladas têm maior probabilidade de ter carrapichos emaranhados em seus pelos.

Recomendações de Tosadores para Remover Carrapichos de Cães

A tosadora de animais de estimação de Montana, Angie Anderson, tem anos de experiência com Brittany Spaniels, Springer Spaniels e Setters que acumulam carrapichos. “Muitos dos nossos cães de caça tendem a atrair carrapichos”, diz ela.

A maneira mais rápida e segura de remover carrapichos, segundo Anderson, é tratá-los com um produto de tosa desembaraçante, como um spray de silicone. “Meu favorito é o Cowboy Magic,” ela diz. “É um produto de tosa para cavalos, para crinas e caudas, mas também é seguro para cães. Borrifar sobre um carrapicho, mesmo um que esteja muito emaranhado no pelo do seu cão, torna o carrapicho fácil de remover com um pente ou com os dedos.”

A educadora de tosa Barbara Bird concorda, dizendo: “O silicone é um ingrediente incrivelmente eficaz e útil encontrado em muitos produtos para animais de estimação, mas que muitas vezes é mal compreendido. Algumas marcas anunciam que não contêm ‘silicone’ como se isso fosse uma vantagem. Há rumores de que o silicone se acumula no pelo e o danifica, causando amarelamento e quebra. Isso pode ter sido verdade para os primeiros produtos à base de silicone, mas os tempos mudaram.

Ao contrário dos silicones de antigamente, os produtos modernos não se acumulam no pelo.” O desembaraçante de silicone favorito de Bird para cães é o Maxx Best Shot Detangler & Conditioner.

Aqueles que preferem ingredientes com sonoridade mais natural os encontrarão no Skout’s Honor Probiotic Pet Detangler, que contém bactérias benéficas, figos e limões fermentados, óleos de coco ou abacate e ácidos graxos ômega, ou no Hoof & Paw’s Natural Detangling Spray, que contém aloe vera, óleo de argan, glicerina vegetal, vinagre, peptídeos de seda e goma guar. “Esses produtos funcionarão”, diz Anderson, “mas, em geral, os carrapichos são mais difíceis de remover com produtos que não contêm silicone.”

Como Tirar Carrapichos do Pelo do Cão Sem Desembaraçante

Para aqueles que não têm um produto desembaraçante à mão e têm um cão coberto de carrapichos, a maioria dos especialistas recomenda montar estas ferramentas caseiras:

  • Um pente de metal de dentes largos
  • Um pente de dentes finos, pente para pulgas ou pente de cabelo
  • Uma escova para usar como etapa final
  • Pinças ou um alfinete ou agulha para ajudar a soltar o pelo emaranhado no carrapicho
  • Um alicate para esmagar carrapichos difíceis de remover
  • Óleo de coco ou um óleo vegetal comestível semelhante
  • Toalhas, toalhas de papel ou tecido absorvente para ajudar na limpeza
  • Luvas, como luvas de jardinagem flexíveis, para proteger as mãos
  • Petiscos

Carrapichos que aderem à superfície da pelagem do seu cão podem ser fáceis de remover com os dedos. Desenrede um carrapicho suavemente para soltá-lo sem puxar o pelo do seu cão. Se desejar, use luvas flexíveis para ajudar a evitar que seus dedos sejam picados por pontas afiadas.

Óleo de coco e outros óleos vegetais ajudam a soltar nós e emaranhados, então se o seu cão pegou vários carrapichos, aplique o óleo diretamente sobre e ao redor dos carrapichos e deixe saturar a área. “A desvantagem dos óleos comestíveis é que eles podem manchar assentos de caminhões, móveis e roupas, então limpar a pelagem do seu cão depois que os carrapichos sumirem é uma boa ideia”, diz Anderson.

Se o carrapicho estiver muito emaranhado, use uma pinça, um alfinete ou uma agulha de costura para puxar suavemente o pelo dos emaranhados do carrapicho e, em seguida, use um pente de metal de dentes largos para cães ou um pente de cabelo para levantar suavemente um carrapicho frouxamente preso, trabalhando o pente sob o carrapicho.

Se necessário, esmague um carrapicho com um alicate para quebrá-lo em pedaços menores, que serão mais fáceis de remover.

Depois de remover os carrapichos visíveis, apalpe suavemente toda a pelagem do seu cão para verificar se há carrapichos escondidos sob a superfície do pelo. Em seguida, escove bem a pelagem do seu cão.

“Às vezes, um cachorro pega tantos carrapichos que o projeto parece esmagador”, diz Anderson. “Nesse caso, uma ida a um tosador pode resolver o problema. Tosadores experientes geralmente descobrem que uma infestação de carrapichos é muito menos séria do que o proprietário supõe. Cortar carrapichos da pelagem do seu cão com uma tesoura não é recomendado. Definitivamente, vale a pena consultar um tosador se você não conseguir remover facilmente os carrapichos do seu cão.”

Mantenha Petiscos à Mão para Facilitar a Remoção de Carrapichos

Você precisará da cooperação do seu cão para remover os carrapichos, porque se ele puxar, fugir ou se recusar a ficar parado, o projeto pode ser doloroso, demorado e desagradável para ambos. Pule petiscos chatos como a ração de rotina e ofereça petiscos de alta recompensa que irão distrair e recompensar seriamente o seu cão. Pode ajudar ter outro humano à mão para manter seu cão calmo enquanto você remove os carrapichos.

Dicas para Prevenir Problemas com Carrapichos

A escovação regular ajudará seu cão a evitar carrapichos, especialmente se ele tiver uma pelagem longa ou grossa. A escovação pode remover pelos que seu cão está prestes a soltar, o que otimiza uma pelagem que, de outra forma, atrairia carrapichos.

Aprenda a reconhecer plantas e arbustos que contêm carrapichos e evite-os ou coloque uma capa protetora em seu cão para passear. Ao chegar em casa, verifique o pelo do seu cão, especialmente entre os dedos, atrás das orelhas, nas axilas, ao redor da cauda e sob a barriga.

Angie Anderson recomenda levar o cão para uma tosa profissional antes de sair em viagens de caça ou acampamento ou férias que exponham seu cão a carrapichos. “Isso significa aparar os pelos da barriga e das pernas para reduzir a exposição”, explica ela. “Também recomendo borrifar a pelagem com um spray de silicone ou condicionador sem enxágue e depois escovar por toda a pelagem antes de sair para o campo. Se você fizer isso, é improvável que seu cão pegue carrapichos. Se os carrapichos aparecerem, eles sairão facilmente com o pente ou, se não saírem, simplesmente umedeça os carrapichos com condicionador e deixe agir por um tempo.”